quarta-feira, 16 de junho de 2010

O uso do sabonete íntimo na higiene feminina


Ginecologista Rosa Maria Neme alerta sobre a importância da higiene intíma




Os cuidados com a higiene intíma precisa de cuidados redobrados diariamente já que os órgãos genitais da mulher (vagina e a vulva) precisam ficar livres de infecções, uma vez que o interior da vagina é naturalmente habitado por micro-organismos, os quais formam a flora vaginal cuja função é defender a região íntima e manter seu equilíbrio com as bactérias e fungos naturais da flora.

Toda mulher tem sua proteção natural, mas alguns fatores podem desequilibrar o pH da vagina, provocando o aparecimento de infecções, corrimentos e coceiras. Para evitar esse tipo de situação, é necessário ter uma higiene íntima adequada, que deve ser feita da maneira mais simples possível.


De acordo com  a ginecologista Dra. Rosa Maria Neme,Diretora do Centro de Endometriose São Paulo, a mulher corre mais risco de contrair infecção porque apresenta uma variação da imunidade ao longo do ciclo menstrual. Além disso, a vagina está muito próxima ao ânus, o que favorece a contaminação dessa região. Por isso, a higienização deve ser da vulva (região externa) e não da vagina e realizada com sabonetes íntimos que contém ácido lático que mantém o pH vaginal estável prevenindo infecções.
 
 
Mas qual o benefício do sabonete íntimo na higiene feminina? O pH da vagina é ácido e varia de 3,8 a 4,2 demonstrando ser um ambiente ideal para sobrevivência dos Bacilos de Doderlein, também conhecidos como lactobacilos, que são responsáveis pela defesa da vagina contra microorganismos. Porém, situações de estresse, baixa resistência do organismo, a aproximação da menopausa e as mudanças que o desequilíbrio hormonal produz afetam o pH vaginal. Se há uma queda brusca da imunidade com desequilíbrio da flora microbiana, a mulher fica sujeita ao ataque de fungos como a Cândida, que provoca coceira intensa e corrimento branco ou ainda à contaminação por bactérias que se proliferam melhor em um pH mais alcalino.


“Outras infecções, como a vaginose bacteriana, que causa mau cheiro perceptível, principalmente após relações sexuais, podem ser predispostas por esta alteração do pH. Assim, ter um pH balanceado, garantindo a acidez vaginal, garante o perfeito funcionamento das nossas funções e a saúde dos órgãos femininos. O uso regular do sabonete íntimo auxilia nessa manutenção do pH mais alcalino e, consequentemente, mais saudável”.


Apesar da diversidade de marcas e tipos de sabonetes íntimos disponíveis nas gôndolas e prateleiras de perfumarias, drogarias e supermercados não há como apontar o melhor. “Uma dica para escolher um bom sabonete íntimo é verificar se sua formulação contém ácido lático, que garantirá a manutenção do um pH ácido vaginal e se ele pertence a uma marca conceituada e bem estabelecida no mercado. Odor, frescor e apresentação do frasco também são fatores que também podem influenciar na escolha”, finaliza Dra. Rosa Neme.







Nenhum comentário: